sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Onivorismo Vs Vegetarianismo - Médicos

Hoje estava lendo no site vegetarianismo.com.br um texto, no qual um médico alagoano defendia a idéia do onivorismo(comer carne). É impressionante ver que aquele que mais deveria entender de saúde, apresenta argumentos facilmente refutáveis. Ele citou a necessidade inegável do ser humano de obter ferro e proteína(as únicas coisas de destaque que a carne fornece). Mas é sabido que aquele que come arroz e feijão todo dia, já consegue obter as quantidades necessárias de proteína, conforme afirma outro médico em resposta ao alagoano, esse outro é formado na Califórnia e "RESPONSAVEL PELO SETOR DE EPIDEMIOLOGIA E SAUDE PUBLICA DA GRANDE LOS ANGELES, CALIFORNIA- EUA".
A quantidade de feijão necessária para obter a quantia devida de proteína é alta. Mas você conhece alguém que come exclusivamente arroz e feijão, mais nada ? Mas suponhamos que alguém assim o seja, se essa pessoa que só come arroz e feijão tiver fome, ela obviamente comerá arroz e feijão. Logo, a ingestão diária de arroz e feijão será grande o suficiente pra superar a quantidade necessária de proteínas.Inclua algumas folhas de rúcula, alface, espinafre e vitamina C e você terá mais ferro do que precisa.
Muitos falam que vegetarianos são fraquinhos, amarelos e sonolentos. Eu gostaria de saber de onde surgiu esse "conto de fadas" ao avesso. Tire-me como exemplo: desde que virei vegetariano, sinto-me mais leve, tenho muito mais resistência física e não tenho mais dores no corpo. Antes, quando eu andava muito(ou nem tanto) já sentia dores nas pernas e nos pés. Hoje não tenho nenhuma dessas dores, mas quando eu ando muito, muito mesmo, é só sentar uns 4 minutos que já estou pronto pra mais. Isso não é exclusivo a mim, mas alcança a todo os vegetarianos que tem uma alimentação bem regulada. A ciência foi atrás e foi comprovado, após inúmeros experimentos, que um vegetariano sedentário tem mais resistência física que um atleta onívoro, por incrível que pareça. Eu senti na pele: de fato, hoje tenho muito mais resistência física do que na minha época de onívoro.

Segue o link do texto do médico, a das respostas que lhe foram dadas(abaixo do primeiro texto) : http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=1260&Itemid=129

Segue o link do texto que fala sobre a maior resistência física dos vegetarianos em relação aos onívoros:
http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=547&Itemid=48

6 comentários:

  1. Olá Renan, sou Georgia e gostei da tua postagem. Passa uma ideia simples e inteligente para aqueles que criticam essa escolha, que não é só uma dieta, mas também um novo estilo de vida. Sou estudante da área e muito me interesso por esses artigos que defendem o vegetarianismo. Atualiza teu blog, se puder e continua deseminando essa causa. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. "É impressionante ver que aquele que mais deveria entender de saúde, apresenta argumentos facilmente refutáveis."

    Então porque não vai fazer Médicina.
    Acho que você não passa nem em faculdade particular

    VEGAN MODINHA SEC XXI

    ResponderExcluir
  3. "onivorismo(comer carne)"
    Onivorismo é a dieta que inclui comer de tudo, inclusive tudo que um vegetariano come, ou seja, um onívoro pode ter a saúde tão boa quanto um vegetariano, ou até melhor. Não necessariamente um onívoro tem que socar meio quilograma de carne goela abaixo em todo almoço, o que tem que ser feito é uma dieta adequada para adquirir todos os nutrientes que o organismo necessita.

    Isso vale tanto se você for vegetariano quanto onívoro.
    Claro que uma dieta onívora também pode ser muito saúdavel.
    Acho legal quem quer seguir uma dieta vegetariana e consegue fazer isso de forma saúdavel e também acho que quem apresenta argumentos facilmente refutáveis é você Renan Vegetarian.

    ResponderExcluir
  4. Olá Renan!
    Adorei teu post... Concordo plenamente! Sou uma pessoa muito mais forte e saudável depois que parei de comer carne! Não tem NADA a ver com moda, até pq socialmente não é nada fácil admitir que sou vegetariana! Tenho uma filha de 3 anos e outra de 2 meses, tive as duas de parto normal e as duas nasceram com mais de 4Kg, super fortes e saudáveis em gestações em que não consumi nenhum tipo de carne! Vamos abrir os olhos e tomar decisões que contribuam para a melhoria de nosso corpo, nosso planeta e todos os seres que nele habitam!
    Abraços,
    Gisele.

    ResponderExcluir
  5. Cada um tem sua experiência de vida. seja como for,e onde for; na alimentação, no trabalho, na família, no amor, na vida como um todo e sem duvida tudo isso está intimamente interligado, quer as pessoas percebam ou não.

    O fato é ; eu, não como carne, vivo muito bem e acredito que muitas pessoas ainda, nesse mundo irão parar de comer carne, quando acharem algo que as estimule, que as faça parar ;seja um câncer, uma doença qualquer, uma cirurgia, ou o uso de algum medicamento que leve a isso, ou mesmo os sentimentos da pessoas, na forma como ela encara a vida e vê e sente o mundo...

    Bom, gostaria de poder pedir para todos para não comerem carne de espécie alguma , praticarem exercícios diariamente, não fumarem tabaco, não beberem álcool, dormirem cedo, preservarem a natureza, e cuidarem ao máximo de sua saúde e respeitarem a todos e a vcs mesmos, mas eu sei que inúmeros argumentos, sempre existirão para as pessoas dizerem "não" a tudo isso e de toda forma continuarem, como já estão habituadas. Isso é muito comum de acontecer; medo de mudança ou mesmo preguiça de experimentar algo novo...
    Elas até dirão "pra que se estou bem assim?"
    ou mesmo ; "não troco um churrasquinho por nada"


    E até mesmo, a maioria das pessoas que entram nesse site nem sabem dizer muito bem ao certo o porque elas fizeram isso e mesmo estando já aqui, não terão o "trabalho" de assistir aos vídeos e por aí vai...

    Fora que existem muitas pessoas que não tem sensibilidade suficiente em relação a preservar a vida
    de um animal; a vida de gados, suínos, frangos, pra muitas pessoas nao é algo importante.

    O que , de fato, é pra mim muito triste, mas eu sei que acontece de existir pessoas assim, insensíveis para esse tipo de vida animal... e de tantos outros seres.


    Então deixo meu "depoimento" sincero de que as pessoas que não comem carne tem motivos imensos q saem do âmbito ; moda, status, diversão, para na verdade abrir mão de viver uma vida facilmente acessível , haja visto que a comida mais natural é mesmo mais difícil de encontrar em toda parte das cidades, e também pq sofremos preconceito , como aqui mesmo nesse site que vc entra e tem a ilusão que será mais aceito e logo percebe comentários de criticas e deboches e a falta de respeito pela decisão de uma pessoas em levar uma vida mais saudável.

    Como pode mesmo pessoas assim, desse tipo , se ocuparem com salvar a vida dos animais. e Abrirem mão de comer algo que julgam saboroso em prol da vida deles. Acho difícil , porém ainda é possível acreditar que essas pessoas podem simplesmente mudar de opinião e pararem de se alimentar de carne,
    de vida ! Da vida de um ser que merece viver tanto quanto a gente. <3


    E eu sei que é muito importante refletir nisso tudo.
    E é muito bom sempre falar de experiências que vivenciarmos, para evitarmos falar da boca pra fora.

    ResponderExcluir
  6. O que eu penso sobre o veganismo e sobre o vegetarianismo está no meu blog:

    www.ongeuposso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir